sábado, 21 de junho de 2008

Sentimento nacionalista em baixa

Andando numa rua qualquer, em um lugar qualquer, pare qualquer jovem e pergunte: "Qual é o lugar que você mais quer visitar?"; ou: "Qual é o lugar que você queria morar??".

A resposta será... Rio de Janeiro?? Não! Salvador?? Não! São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte??!! NÃO. Qual vai ser a resposta intão...?!

..muito provavelmente Inglaterra, EUA, Australia, e assim vai.

Já se você for comparar com um ingles, a resposta dele, não vai ser um país tão diferente do dele, provavelmente...

Os jovens no Brasil não estão mais tendo um sentimento nacionalista de amar o Brasil, pátria amada, idolatrada salve, salve! (ok, isso foi idiota ¬¬). É mais comum você ver, principalmene, jovens torcendo para um time de outro país na copa do mundo do que banana a venda na feira!
Bom, acho que os exemplos de jovens globalizados com sentimentos mais fortes por outros paises a não ser pelo Brasil se encerra aqui. Se não intendeu, comenta. E se intendeu, pode comentar o post também :)
Mas, uma coisa devo admitir que não ficou claro. Por que os jovens não estão mais com um sentimento nacionalista?? Há várias hipoteses. Na época de ditadura militar no Brasil o nacionalismo era muuuuito forte e preservado. Naquela época havia a censura, se falasse mal do governo ou do país era preso, torturado, ou qualquer outro tipo de punição cruel e dolorosa. Ou seja, ou você era a favor do seu país (Brasil) ou a favor da sua morte. No nazismo também era assim, mas com os alemães. Deve ser coisa de ditador baixinho e cruel. Mas, mesmo sem ditadura, na época dos nossos vovós e até papais e mamães, claro, eles queriam viajar pelo o mundo, mas não diziam que não sabe porque nasceu no Brasil (lala...) e nem chingavam a cidade no MySpace, ate porque naquela época isso naão era nem sonho.
Será que com a liberdade de expressão e, claro, nossa querida globalização, foram fatores determinantes para a perda desse sentimento em nós, jovens?? Determinantes pode ser que não mas um dos que mais influenciaram.

Agora, saindo um pouco do assunto mas explicando meu próximo argumento... Ser cidadão se resume em ter seus direitos e deveres. Exercer cidadania, claro, exercer seu dever como cidadão. E o primeiro dever que nos vem à cabeça (e o mais importante) é o voto.
Agora, reflita comigo. Em um país onde a corrupção predomina em todos os lados da política, não só no congresso ou em nossas cidades mas até mesmo em empresas privadas, onde a coisa mais rara é encontrar um político que trabalha sério, é de acordo com os apelos e necessidades do povo e o principal, não rouba, entre milhares de outras coisas na qual estamos cansados de ouvir e reclamar. O jovem, o adulto de amanhã e cidadão eleitor, está cansado dessas ilusões e inganações e estado economico de nosso país por causa da politica, já que há pesquisas de que o brasileiro é mais rico do que um americano, pois ele paga tantos impostos que acaba não sobrando nada e nunca iria passar na cabeça de ninguém um brasileiro ser mais rico do que um estadosunidense. Essa é a causa de o jovem não ter o minimo interesse pela politica e não querer exercer seu dever de cidadão.
Se em uma nação há cidadãos, como poderá ter um sentimento nacionalista se o interesse por exercer seus direitos civis estão mais rebaixados do que o Corinthians no brasileirão??
Em breve eu farei uma enquete para tentarmos chegar a uma conclusão, afinal, o que postei são só hipoteses.

Bjuh guriis e guriaas =**
See you later ;)

Nenhum comentário: