sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Morte do Blues?

Olá, quem lê. Eu fiquei um tempão sem postar, né? Mas me animei ao receber um scrap de um garoto que gostou do blog, e me animei. Se pelo menos uma pessoa lê o blog, alguém lê e não vou mais tirar o link do meu Orkut \o/ Hahahh Ok, agora indo ao assunto...
O blues é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos, na região de Chicago, Texas, Mississipi, e tal, ao lado do jazz, ambos criados pelos negros americanos. Bom, eu não sei explicar muito do contexto histórico do Blues, pra essas coisas existe Wikipédia, aos curiosos e amantes da boa música ;) Mas dentre os principais "blues men" enstão John Lee Hooker, Muddy Waters*, B.B. King, Howlin' Wolf, Janis Joplin, Robert Johnson, entre muitos outros que, se se interessarem, eu coloco uma lista pra ouvirem. Bom, eu descobri este estilo musical que, dizem mas não sei muito bem sobre o assunto, ter dado origem ao rock junto a batidas africanas, aos 14 anos. Meus pais sempre ouviram blues e foi por um dia ter curiosidade de pegar um dos cds deles de uma coleção com vários nomes importantes que me apaixonei. Quando era criança lembro de ouvir, mas não era fã né!
Depois dessa breve introdução (?), vou direto ao ponto.  Vejo várias bandas de rock surgindo, vários jovens que se dizem rockeiros, nada contra, gosto de rock, mas não vejo mais jovens empolgados porque vão a um show de blues, ou querendo aprender e formar uma banda de blues. Não digo que não há jovens desse tipo, é errado generalizar, mas é difícil achar. De 10, sei lá quantos vão falar que amam Muddy Waters. 
O blues é a origem do rock, segundo li em alguns lugares ;x e um estilo delicioso de ouvir. Para as coisas no geral não morrerem, devem ser conhecidas e "passadas" pela a nova geração, que será os adultos de amanhã (frase clichê ;x). Podem chamar, se quiserem, esse tópico de 'apelo', ou sei lá, o que não quero que haja é um esquecimento desse estilo que é delicioso de ouvir, com seus riffs e improvisos de guitarra e a gaita ue dá aquele toque especial! O blues é mágico, você ouve uma vez e quer conhecer mais. Eu, por exemplo, comecei pegando B.B. King da coleção dos meus pais e, de repente, já estava com a coleção inteira dos mestres de blues no meu quarto!
Blues can't die \o/

*curiosidade: A banda "The Rolling Stones" tem esse nome pela influência de uma das músicas de Muddy Waters, cujo o título é "Rolling Stones".

Beijoos folks
;*

Um comentário:

Anônimo disse...

Não parem de postar, por favor. óò